terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ASPECTOS GERAIS SOBRE REDES DE COMPUTADORES E INTERNET

Redes de computadores - Conceito e Objectivos

Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados, constituído através da interligação de computadores e outros dispositi­vos, com a finalidade de trocar informação e parti­lhar recursos.

Os principais objectivos e vantagens da utilização de redes de computadores são:

-partilha de recursos físicos da rede: discos ou outros dispositivos de armazenamento de infor­mação, impressoras, modems ou outros meios de ligação à Internet, etc.
- partilha de programas e ficheiros de dados ou documentos: através de uma rede é possível a vários utilizadores, cada qual no seu posto de trabalho, acederem a um mesmo programa loca­lizado num dos computadores da rede ou terem acesso a dados (documentos, bases de dados, etc.) em outros computadores;
-intercâmbio de informação entre os utilizadores: por exemplo, através de correio electrónico, transferência de ficheiros, etc.;
-melhor organização do trabalho, nomeadamente com a possibilidade de:
* definição de diferentes níveis de acesso à infor­mação consoante os utilizadores;o supervisão e controlo do trabalho na rede por parte dos responsáveis;
* constituição de grupos de trabalho;
* calendarização de tarefas; etc.
As redes de computadores, em conjugação com os sistemas de telecomunicações, estão a tornar-se uma realidade cada vez mais marcante na nossa civi­lização e organização social.
As diversas instituições sociais (administração pública, empresas, escolas, hospitais, etc.), bem como os cidadãos em geral, passaram a poder dispor de meios informáticos que podem ser ligados a redes locais ou de âmbito alargado, por onde circulam gran­des quantidades de informação.
Por esta razão, alguns sociólogos consideram que a informação e a sua circulação através dos novos media tecnológicos são as características mais mar­cantes dos nossos tempos, a ponto de chamarem à nossa sociedade, Sociedade da Informação.
É neste contexto que se integram as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Redes Locais (LAN) e redes alargadas (WAN)

As redes de computadores podem ser de muitos tipos. Uma das principais distinções que se faz ao nível das redes de computadores é a que tem a ver com a abrangência geográfica das redes. Com base neste critério podemos distinguir:

Rede de área local ou LAN (Local Area Network) ­- em que a abrangência de uma rede se limita a uma sala ou a um edifício;

Rede de área alargada ou WAN (Wide Area Network) - rede de computadores ou conjunto de redes cuja abrangência se estende por uma região, várias regiões, vários países ou até a totalidade do Globo (como é o caso da Internet).

Nesta categoria de redes, há vários tipos de redes que são: Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network), Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network).